quinta-feira, 30 de abril de 2009

A trajetória de "El Chavo del Ocho"


A trajetória de "El Chavo del Ocho" (nome original do humorístico Chaves) teve inicío no ano de 1971, um ano depois da criação do personagem "El Chapulín Colorado". Ambos os personagens foram criados a princípio para serem sketchs do programa chamado "Chespirito", que era exibido na TV TIM, do México. Nesse programa eram exibidos vários quadros de humor - todos eles criação de Roberto Gómez Bolaños.
O quadro que retratava as aventuras da turma da vila logo ganhou maior destaque e chamou a atenção do público mexicano. Vendo isso, a TV TIM decidiu acrescentar características de seriado e transmiti-lo em horário nobre, uma vez por semana.
No começo, os personagens de "El Chavo del Ocho" não tinham as suas características marcantes. Por exemplo, no inicio da série o personagem Seu Madruga não era pai da Chiquinha, ele morava na casa da Dona Florinda e era um vendedor de balões. O Sr. Barriga não era o dono da vila, ele apenas era zelador da vila. A Dona Florinda não usava os seus tradicionais bóbis.
No ano de 1973, o seriado passa a ser gravado nos estúdios da TV Televisa, e começa então a ser comercializado para diversos países da América do Sul. Nessa época, o programa já era um sucesso.
Malicha, a afilhada do Seu Madruga
O ano de 1974 foi marcado pela ausência da atriz Maria Antonieta de las Nieves, (intéprete da Chiquinha) que largou a série, para apresentar um programa de variedades. No seriado, foi dada a desculpa de que a personagem Chiquinha havia ido morar com suas tias do interior. Nessa época, Chespirito criou uma personagem estepe: Malicha, que era a afilhada do Seu Madruga. Nesse mesmo ano foram gravados os primeiros episódios na escola do Professor Girafales.
No ano seguinte Maria Antonieta volta a fazer parte do seriado.
No final de 1978, Carlos Villagrán (intérprete do Quico) decidiria sair do elenco de Chespirito para ser a estrela de uma seriado na Venezuela. Os últimos episódios que contaram com a presença do ator foram os gravados em Acapulco. Poucos meses depois, já em 79, Ramón Valdez (intéprete do Seu Madruga) também receberia uma proposta para participar do mesmo seriado. Nessa época, Chespirito criou o restaurante da Dona Florinda, para suprir os desfalques da série. Além disso, também surgiram dois novos personagens: Jaiminho, o carteiro, e Dona Neves, a bizavó da Chiquinha. E Nhonho passou a ter uma participação maior nos episódios.
Em 1981, Ramón Valdéz, Seu Madruga, regressa a série. Novas histórias foram feitas com a presença do carismático personagem. Até que, no ano de 1983, é encerrada as gravações da série, sem um episódio especial.
No final da década de 80 até 94, a série Chaves volta a ser um quadro do programa "Chespirito". Essa fase pode ser vista pelos brasileiros no programa "Clube do Chaves", que o SBT exibiu em 2001.