quinta-feira, 30 de abril de 2009

Personagens do Chaves

Chaves "El Chavo"
(Roberto Gómez Bolaños)

Chaves é um menino órfão que vive em uma vila e está sempre dentro de um barril, que como disse em um episódio, é só um esconderijo secreto - na verdade ele mora na casa nº 8. A versão original da famosa frase "Tinha que ser o Chaves de novo", que todos os personagens gritam quando o garoto apronta é "Tenía que ser el Chavo del ocho (8)", ou, "Tinha que ser o Chaves do 8".

Certa vez, Seu Madruga (Ramón Valdéz) preparava-se para tirar uma foto de sua filha, Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves) uma garota chorona e esperta, quando alguém surgiu atrapalhando a visão do homem: era Chaves, que chegara faminto à vila. A partir daí, é só confusão. Madruga é viúvo, deve 14 meses de aluguel e por isso vive fugindo do senhor Barriga (Edgar Vivar), o senhorio, que por sua vez, é sempre recebido "Sem querer querendo" por uma pancada de Chaves.

Na vizinhança tem ainda a Dona Clotilde (Angelines Fernándes), "carinhosamente" apelidada pelas crianças de Bruxa do 71 (nº de sua casa) e Dona Florinda (Florinda Meza), que vive com seu filho Quico (Carlos Villagrán), um garoto mimado que adora exibir os brinquedos novos. Vira e mexe a vila recebe as visitas de Nhonho (também interpretado por Edgar Vivar), filho do proprietário do lugar; Professor Girafales (Rúben Aguirre), namorado de Florinda, e o carteiro Jaiminho (Raul Chato Padilla).


Chiquinha "La Chilindrina"
(María Antonieta de las Nieves)

La Chilindrina (Chiquinha, no Brasil) é uma personagem interpretada pela atrizmexicana María Antonieta de las Nieves. A personagem foi criada pelo ator, escritor e diretor Roberto Gómez Bolaños, para o seriado Chaves, onde a menina é filha do Seu Madruga. María Antonieta continua fazendo tal personagem em seu programa de televisão.

Sobre a personagem

É filha de Seu Madruga e órfã de mãe, que morreu em seu nascimento. É travessa, baixinha, cheia de sardas, esperta e muito astuta, porém, sem muita capacidade intelectual para a escol

a. Seu verdadeiro nome é Maria Francisca, nome dado pelo seu pai por causa das pintas que herdou da bisavó, Dona Neves. Chiquinha é uma feminist

a convicta, e adora pregar peças e se dar bem às custas dos tontos do Chaves e do Quico, que sempre caem nas armações da garota. Filha de Seu Madruga e bisneta de Dona Neves. No seriado a própria Chiquinha faz o papel de Dona Neves. Este nome foi escolhido, pois em seu nome original, Maria Antonieta de La Nieves o sobrenome foi traduzido para o português, Neves, Dona Neves.Em alguns episodios Chaves revela o nome verdadeiro de Chiquinha:Franc

isca,mas ele a chama de Francisquinha.

É apaixonada por Chaves, o qual a faz sentir ciúmes de Paty. Chiquinha tem um bom coração e ama a todos, mas não demonstra isso. Se penteia com duas chiquinhas desalinhadas que nunca deixou direito e usa uma franja pequena. Usa óculos que não têm lentes. Já usou diversos tipos de vestuário, sempre um vestido curto: no começo era listrado, depois todo verde, mas o mais famoso é um verde com gola amarela e usa suéter vermelho. Traz um calção branco por baixo do vestido.

Bordões

  • Sim! Pois é, pois é, pois é!
  • Ué- ué - ué -ué - ué -ué - ué - ué - ué - ué!!! (choro)
  • Eu vou contar tudo pro meu pai que você me (Ela começa a inventar desculpas)
  • Ai Chaves o que você tem de burro você tem de burro
  • papaizinho lindo meu amor / professorzinho lindo meu amor

Quico "Kiko"
(Carlos Villagrán)

Kiko, cujo nome completo é Federico Matalascayando y Corcuera, é uma personagem da série infantil mexicana Chaves interpretada por Carlos Villagrán.

Quico é um garoto metido e mimado por Dona Florinda (sua mãe).

Ele é sempre comparado com um burro, por suas trapalhadas. Chaves gosta muito de se referir a Quico como seu burro e bochecha de almôndega. Em 1979 deixa o seriado.

Frederico é o pai de kico. Comandante da Marinha, morreu quando seu barco velho naufragou em alto-mar. Sua partida é mostrada em flashback no episódio "O Despejo do Seu Madruga", quando Dona Florinda relata ao namorado, o Professor Girafales, sobre o pai de kico, que foi interpretado pelo própio Carlos Villagrán. Quando era vivo, kico ainda era bebê, usava uma roupa vermelha e tinha apenas sua bola. Ele era tão pequeno que não conseguia sair de seu cantinho, a não ser pela porta. Ele também era similar ao Quico, muitas frases e gestos eram dele como: Ai cale-se cale-se cale-se o você(s) me(nos) deixa(m) louco(s), e seu gesto antes de fazer alguma coisa.

Descrição pessoal

Kico é um personagem do Seriado Chaves. kico é um garoto que zomba de Chaves sempre mostrando e exibindo seus Brinquedos. De vez em quando, sem saber. Chaves some com seu brinquedo, como no episódio do Disco Voador. Mora no nª 14, com sua mãe, Dona Florinda, no qual protege-o, principalmente quando o Seu MadrugaChiquinha mostra rivalidade a Quico. No episódio O álbum de Figurinhas, ela zomba de Quico por não ter o Álbum, portanto sua mãe compra, muitas vezes ela belisca, e apronta com ele, e ele até zomba dela o que causa a Rivalidade. Em 1973, com a saída de María Antonieta de las Nieves (a gravidez dela, pois geraria uma filha), e Quico passou a substituí-la, usando suas falas, papéis, e etc...,. Outra coisa notável, é a rivalidade de Chaves no namoro de Paty. Ele quer mostar mais amor até que o Chaves. Ele saiu do seriado em 1979, e não voltaria mais ao seriado depois de uma briga com Chespirito porque Villagrán estava ganhando extrema popularidade e até mais que Bolaños, o principal da serie. Outra coisa em seu motivo de saída foi que ele namorava Florinda Meza, portanto Chaves também ficou no coração dela, o que o seu amor foi dividido entre os dois atores. Ao inverso de dito antes, que o Quico ganhou aquela tal popularidade, desta vez aconteceu o inverso (a Chiquinha passou a substituí-lo). Ela passou até a sentar no lugar do Quico. Acredita-se que Ramón Valdéz (Seu Madruga) teria ajudado-em seu programa em 1981, quando Seu Madruga saiu do seriado. Depois que saiu do seriado, Pópis, e Nhonho ganharam mais importância. belisca, ou quando o Chaves começa a correr atrás dele, vem o seu Madruga e acaba levando a culpa. Quico possui uma prima chamada Pópis, no qual os dois se assemelham: Não são muito inteligentes, são vaidosos, ou seja, não gostam de sujar a roupa. Ás vezes a personagem

No desenho animado sua aparição aumenta porque Chiquinha não aparece, e este serve de substituto. Outra coisa notável em sua voz no desenho é que a voz dele não tem nada a ver com o seriado.No desenho animado, Quico é dublado por Sergio Stern. O rosnado dele não aparece com tanta freqüencia do seriado original.


Seu Madrugra "Ramón Valdéz"

Don Ramón Valdes (no Brasil Seu Madruga) é um famoso personagem do seriado de televisãohumorístico juvenil mexicano exibido no Brasil como Chaves.

Interpretado por Ramón Valdés, Seu Madruga é um personagem que ainda faz sucesso na televisão brasileira, especificamente no SBT.

Na trama, o personagem tem como filha uma garotinha chamada Chiquinha, cuja mãe nunca foi mostrada ao vivo. Madruga é sempre injustamente castigado com tabefes no rosto por Dona Florinda. Vive fugindo das cobranças de 14 meses de aluguel, feitas pelo Senhor Barriga, dono da vila. Sempre repreendia o protagonista, Chaves, por suas travessuras, com cascudos e socos na sua cabeça. Porém não o odiava.

Ramón Valdés faleceu em agosto de 1988 de câncer no pulmão, ocasionado pelo fumo excessivo e deixa saudades até os dias de hoje. Ainda hoje a personagem Seu Madruga é cultuada e possui diversas páginas, blogs e comunidades no Orkut em sua homenagem. É de longe o personagem mais querido do seriado, conquistando mais carisma até mesmo à mais do que chaves.

Frases

Em alguns episódios do seriado, "Seu Madruga" dizia frases de efeito que entraram para o anedotário popular do Brasil, especialmente entre as crianças e os jovens. Eis algumas delas:

  • "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena".
  • "Sou pobre, porém honrado!".
  • "As pessoas boas devem amar seus inimigos".
  • "Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar".
  • "Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar".
  • "Atores vemos, costumes não sabemos".
  • "Não há pior luta do que aquela que não se enfrenta.".
  • "Ganha aquele que não perde!"
  • "Mas como se atreve a me acordar às dez da madrugada?"
  • "A carne de burro não é transparente".
  • "Sabe como é, todo esse tipo de porcarias: papéis, lixo,.. Florinda..."
  • "Higiênicos churros de Dona Florinda... Ai que droga! Velha ridícula!"
  • "Isto é uma caliúnia (sic)! Uma caliúnia (sic)! Você sabe o que é uma caliúnia (sic)?"
  • "Temos que saber medir a consequência dos nossos atos".
  • Debochando de Dona Florinda, após esta desmaiar em cima de um amontoado de gesso: "Uma mulher de gesso com coração de pedra".
  • Explicando porque não arranja um emprego: "Eu gosto de dar oportunidades aos mais jovens. E tenho esta nobre atitude desde os meus quinze anos".
  • "Somente as pessoas ruins sentem prazer com o sofrimento alheio."
  • "Não consigo uma boa recomendação de trabalho do meu último patrão porque ele morreu há vinte anos."
  • "Se quisermos ser alguém na vida temos que devorar os livros."
  • "A tormenta se avizinha".
  • "Sabem o que significa isto? Prerigo (sic). Ouviram bem?! Pre-ri-go (sic)!"
  • "As virtudes da vida baseiam-se nos princípios morais".
  • "Não discuta quando você não tem certeza."
  • "Quando a fome aperta, a vergonha afrouxa."
  • "Domine seus momentos de raiva!"
  • "Reprima seus impulsos"!
  • "Na vida temos que sacrificar algumas coisas para conseguir outras."
  • "Se soubesse que tinha mandado um idiota fazer isso tinha ido eu mesmo."
  • "Para o amor não há barreiras. Todas se rompem."
  • "Do que adianta algumas pessoas terem tanto dinheiro no bolso se não têm nem um pingo de caráter?"
  • "Não existe dinheiro que compre um sorriso."
  • Perguntou ao Chaves:"Você não tem olhos? O-L-I-O-S, olhos?"
  • "Essas crianças de hoje são verdadeiros poliglotas!" (querendo dizer que são trogloditas)
  • "Posso não ter um centavo no bolso, mas tenho um sorriso no rosto e isso vale mais que todo dinheiro do mundo."
  • "Não se deve colocar apelidos em ninguém! Devemos chamar as pessoas pelo nome!"
  • "Moça bonita! Moça bem feita! Moça formosa!"

Bordões

  • "Tinha que ser o Chaves mesmo"
  • "Que que foi, que que foi, que que há?"
  • "Só não te dou outra porque..."
  • "Com licencinha que o Madruguinha vai tomar um cafezinho!"
  • "Com toda Barriga, senhor Certeza" (troca o nome do Senhor Barriga pelo de algum objeto qualquer na mesma frase)
  • "bibibibibi" (imita o choro do Chaves)
  • "Iiiiiiiiiiiiii!" (choro)
  • "Ei Ei Ei Eiii!"
  • "Pois, pois" (imita o Chaves sem jeito)
  • Digo, Digo
Dona Florinda "Doña Florinda"
(Florinda Meza Garcia)

Dona Florinda (no original Doña Florinda) é uma personagem do seriado mexicano Chaves. É uma mulher madura, vestida com avental e bóbis na cabeça, envelhecida pelo tempo, viúva de um comandante da Marinha e mãe do bochechudo Quico e constantemente chamada pelos moradores da vila de velha coroca , velha briguenta , velha carrancuda , velha burrona , entre outras coisas.

Dona Florinda é uma mulher que crê que ainda vive numa situação de riqueza, por ser a que tem os melhores dotes financeiros da vila, quando na verdade a situação não está tão boa assim. Mas ela mantém a pose e a honra, e promete que um dia ainda se muda da vila, pra ficar bem longe da gentalha.

Sua grosseria e mau-humor lhe renderam o apelido de velha coroca, ou ainda velha carcumida. Dona Florinda reclama de tudo: da preguiça e vagabundice de Seu Madruga, da sujeira no pátio, da bagunça das crianças. Ríspida e brutalhona, sempre estapeia o Seu Madruga ao ver seu filho Quico chorar, sem nem sequer perguntar se ele teve ou não culpa na história, porém em algumas vezes ela o elogia dizendo até que tem gosto de tê- lo como vizinho devido as famosas frases que ele fala que segundo ela constitui um ensinamento para as crianças.

E Quico é seu mimo, seu xodó, ela o protege de tudo e de qualquer coisa. Mesmo apertada, ela cria o garoto a pão-de-ló.

Mas a amante da ordem, da limpeza e da disciplina se derrete, e seu mau gênio se transforma em doçura e encanto quando ela se depara com o Professor Girafales, que sempre lhe traz uma ramo de flor, e é recebido com uma xícara de café.

Seu nome completo é Florinda Corcuera Vidialpango viúva de Matalazcayno.

Bordões

  • E da proxima vez vá...sua vó!
  • Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?
  • Oh mas é claro que não! Entre!
  • Vamos tesouro! Não se misture com essa Gentalha!
  • Que milagre o senhor por aqui!
  • Quico,rei,coração...(seu madruga)loteria!

Senhor Barriga "Señor Barriga"
(Edgar Vivar)

Señor Barriga (no Brasil Senhor Barriga) é um personagem do seriado mexicano Chaves interpretado por Edgar Vivar.

Senhor Barriga (seu nome completo é Zenón Barriga y Pesado) é o propietário da vila onde vivem os demais personagens e sempre quando ele chega na vila para cobrar o alugel dos inquilinos, Chaves o recebe com uma pancada.

Tem a forma de uma baleia, e isso transforma-se em motivo de gozação para alguns de seus inquilinos.

Dona Florinda, e a Bruxa do 71, pagam o alguel pontualmente.

Ele não gosta é de Seu Madruga, pois o inquilino lhe deve

14 meses de aluguéis atrasados. Em um episódio, Senhor Barriga chegou a despejar Seu Madruga da vila, mas acabou ficando com pena e deixando-o ficar. Ele também não gosta muito de sua avó Dona Neves, pois ela também deve 14 meses de alguéis atrasados.

Bordões

  • Tinha que ser o Chaves!!
  • Tinha que ser o Chaves de novo!!
  • Pague o Aluguel!
  • Toda vez que eu chego na vila sou recebido com uma pancada

Dona Clotilde "Doña Clotilde"
(Angelines Fernandez)

Dona Clotilde (no original Doña Clotilde), também conhecida como Bruxa do 71 é uma personagem de Chaves interpretada por Angelines Fernández. A personagem participou de todas as temporadas da série clássica, de Chespirito e da série animada.

Biografia

A senhora que vive no apartamento ...ela vai para o motel com seu madruga todos os dias da semana...que velha raparigueira e sem vergonha,não? vila é constantemente irritada pelas crianças da vizinhança: pela sua aparência física, foi apelidada de "Bruxa do 71", apelido que a deixa furiosa. Clotilde nutre por Seu Madruga uma paixão não-correspondida e tenta, a todo custo, conquistar o coração do homem utilizando bolos e quitutes. Clotilde vive sozinha, com a única companhia de sua cãozinho Satanás (que também já foi um gato), a quem cuida como se fosse um filho. Os únicos parentes conhecidos de Clotilde são sua sobrinha e irmã, que mora em Paris. A sobrinha, ainda bebê, já foi levada para a vila. A casa de Clotilde também é alvo de muitas dúvidas: a mesma desperta medo e curiosidades nas crianças. Com a saída de Ramón Valdéz do elenco e a adesão de Raul Padilla ao mesmo, um novo personagem surgiu, Jaiminho, e Clotilde, sem Madruga, apagou-se. As atenções da Bruxa se viraram para Jaiminho, que se tornou a nova paixão da velha. No desenho, Clotilde manteve as mesmas características de sua versão original. Angelines Fernández morreu em 1994 aos 71 anos de idade.


Professor Girafales "El Profesor Jirafales"
(Rubén Aguirre Fuentes)


O Professor Girafales (no original, El Profesor Jirafales) é um personagem do seriado mexicano Chaves (El Chavo del Ocho). É interpretado pelo ator mexicano Rubén Aguirre. Uma curiosidade é que, atualmente Rubén pesa mais que Edgar Vivar(seu barriga), pois usou medicamentos para curar um problema que tinha na perna há alguns anos, ele engordou 25 quilos.

Inocêncio Girafales trabalha com professor da segunda série do primário de uma escola. Ele sonha que seus alunos, um dia, se tornem pessoas cultas e acredita piamente que eles são o futuro da pátria. Girafales tem várias habilidades, como a carpintaria, Botânica, a arte da calistenia (aquecimento antes de exercícios físicos), esgrima e canto.

Bordões

  • Tá!Tá!Tá!Tá!Táá!
  • Vim lhe trazer este humilde presente
  • Se não for incômodo
  • Dizia eu que a aritmética...
  • Quero saber por que causa, motivo, razão ou circunstância...
  • Não sou professor nem meu nome é lingüiça! Sou Lingüiça e meu nome é professor... Digo... sou professor e meu nome é Girafales!
  • Depois da senhora
  • Que vergonha, meu Deus, que vergonha...

Relacionamentos

Professor Girafales tem um relacionamento indefinido com Dona Florinda. Indefinido, porque não se sabe se são noivos (certa vez Quico disse que Girafales nunca propõe casamento) mas, ao que parece, Girafales e Florinda são apenas namorados, mesmo nunca tendo sido visto sequer um beijo entre o casal. Girafales já foi noivo de uma mulher. Segundo ele, o relacionamento acabou porque sua noiva tinha um parafuso a menos.

Para saber mais sobre outros personagens da série acesse: Personagens do seriado Chaves

2 comentários:

  1. Correções e observações:

    1) O Quico é com QU e C mesmo: somente na carreira-solo dele é que ele se chama Kiko com K; para não pagar direitos autorais a Bolaños.

    2) Ramón Valdés (com S mesmo; não com Z; segundo a Wikipédia) saiu em 1979 em solidariedade a Villagrán mas, a nova parceria não deu certo e ele voltou em 1981 mas, creio eu que; ele tenha saído de vez para cuidar de seu câncer já surgido...

    3) María Antonieta de Las Nieves também teve seu próprio programa; enquanto não esteve em Chaves mas, assim como os programas-solos do Quico, o dela também não é considerado canônico no Universo do Chaves pois, Bolaños nada teve a ver com estas produções.

    4) Vocês aqui escreveram televisão humorístico tudo junto (televisãohumorístico) e, a propósito: o papel de Ramón Valdés não tem o sobrenome dele não: é simplesmente chamado de Don Ramón (sobrenome desconhecido)...

    5) O nome da Chiquinha é referência a um pão com açúcar salpicado no México; por isto ela tem este nome; lembrando suas sardas: nada e ver com Francisca: o SBT é quem inventou isto no começo...

    6) O Seu Madruga já apanhou algumas vezes da Dona Florinda em merecido mas, às vezes, ele era culpado; ainda que em indireto; apesar dele não ter apanhado dela nalguns episódios (como aquele dos churros, o do cão Satanás, o outro em que o Chaves foi mordido por um cão raivoso, o do aniversário do Seu Madruga, o próprio em que o Seu Madruga está para ir embora da vila, o do Chapolin na vila que é do Chapolin mesmo e não do Chaves e, mais alguns) e, noutros 2, ele levou a melhor sobre o Quico (um no qual o Quico acaba caindo na fonte e o Seu Madruga escapa e, outro em que o Seu Madruga pega as roupas dele do varal e o chama de gentalha).

    7) Não esqueçam também que; a Dona Florinda já admitiu algumas vezes o Quico provocar o Seu Madruga mas, numa mesma, o Seu Madruga deu risada e apanhou de todo o modo, também, o Sr. Barriga apanhou uma vez dela mas falou que a culpa era do Chaves e o Quico admitiu; embora noutra, por um engano, o próprio Sr. Barriga foi acusado de chamá-la de "fiapo de gente" e, apesar de não ter apanhado, foi chamado de "gordo" e outras coisas mais por ela afinal...

    8) O Seu Madruga já foi visto pagando o aluguel várias vezes: quando o Sr. Barriga e ele estavam escondidos no armário e o dinheiro do aluguel caiu do alto do armário, outro em que o Seu Madruga escondeu o dinheiro no chapéu e deixou cair ao cumprimentar o Seu Madruga, o outro em que ele pagou com uma toalha que o Chaves e a Chiquinha sujaram de molho e mais alguns mas, noutro mesmo, ele tinha o dinheiro e gastou num terno novo.

    9) Jaiminho o Carteiro também não paga o aluguel; quando vai morar na vila.

    10) Não citaram o Godines no artigo (e uma coisa engraçada: a Wikipédia grafa o nome dele com S mas, no Google mesmo, com Z tem bem mais resultados...)...

    11) Personagem é palavra feminina: vem de "persona" que é pessoa em espanhol, italiano e latim e, palavras acabadas em "agem" costumam ser femininas.

    Podem crer?

    ResponderExcluir